Código de conduta

  • Código de ética e conduta

1. Abrangência e escopo

O Código de Ética e Conduta da Meta aplica-se a todos os colaboradores – diretoria, sócios, funcionários, estagiários e contratados – que atuem em nome da Meta e suas sociedades controladas e coligadas, refletindo os princípios e valores que norteiam a atuação da companhia tanto internamente, quanto no contexto social em que está inserida.

Cada colaborador tem o dever de reforçar o cumprimento das regras constantes neste Código de Ética e Conduta com os colegas de trabalho, clientes internos e externos, parceiros, fornecedores e quaisquer terceiros que atuem em nome da Meta.

2.Integridade e transparência

Aja sempre com probidade, sendo honesto e sincero em todas as suas relações. Prime pela ética, pela moralidade, pela transparência e pela observância à legislação e às boas práticas do mercado. Paute suas decisões em critérios objetivos, buscando sempre o melhor interesse da companhia nas ponderações de custo e benefício, lembrando sempre que ganhos e vantagens pessoais, bem como relações de amizade e parentesco não devem ser critérios determinantes de qualquer decisão. Relações transparentes e objetivas contribuem para que se estabeleça um ambiente de confiança e relações de longo prazo.

3. Relacionamento

A Meta preza pela construção de relacionamentos sólidos, duradouros e de confiança com todos os seus públicos: colaboradores, clientes, parceiros, fornecedores e sociedade em geral. Portanto, mantém sua credibilidade atuando sempre com transparência e honestidade, comprometendo-se com a palavra dada e com os acordos firmados.

Não obstante, em seus relacionamentos com parceiros, clientes e fornecedores, a Meta não pratica e não é conivente com práticas de concorrência desleal, bem como práticas vedadas pelas leis de antissuborno e anticorrupção, como oferecer, dar ou se comprometer a dar a quem quer que seja, ou aceitar ou se comprometer a aceitar de quem quer que seja, tanto por conta própria quanto por meio de interposta pessoa, qualquer pagamento, doação, compensação, vantagens financeiras ou não financeiras ou benefícios de qualquer espécie que constituam prática ilegal ou de corrupção sob as leis de qualquer país, seja de forma direta ou indireta.

4. Respeito e profissionalismo

A Meta prima pelo respeito e a dignidade entre todos os públicos. Todo e qualquer colaborador deve ser tratado e assim também tratar o outro com respeito, dignidade e igualdade. Não são admitidas quaisquer espécies de abusos, assédio ou discriminações por raça, cor, religião, sexo ou opção sexual.

Questões de ordem pessoal e afetiva não devem interferir no ambiente de trabalho. O bom relacionamento pode envolver um vínculo natural e positivo de amizade entre as pessoas, porém, é esperado que o foco e a prioridade das relações dentro da companhia sejam profissionais e voltados a temas relacionados ao trabalho.

5.Tratamento de informações confidenciais

O uso de informações classificadas como confidenciais deve ser exclusivamente para fins profissionais, sendo proibido utilizá-las para benefício próprio ou de terceiros. O uso das credenciais (ID, senhas, carteiras de benefícios) é individual e intransferível, sendo proibido seu compartilhamento em qualquer nível. Informações relevantes, tais como documentos técnicos, de movimentação de pessoal e salário, e quaisquer relatórios ou dados confidenciais não devem ficar expostas em estações de trabalho, impressoras e salas de reunião. Estes documentos constituem informações sensíveis da Meta e devem ser armazenados apropriadamente. Tudo que for produzido pelos colaboradores da Meta no exercício de suas funções é de propriedade da empresa, não sendo permitido apagar, destruir ou levar tais informações quando encerrado o vínculo com a companhia.

6. Ambiente de trabalho

Todo e qualquer colaborador deve ter foco em suas atividades profissionais e utilizar com consciência os bens e materiais da companhia, contribuindo para a conservação e preservação do patrimônio, atendendo sempre políticas de sustentabilidade e proteção ao meio ambiente. Um ambiente de trabalho seguro e sadio é construído por de todos. Confira algumas regras:
·         Mantenha sua mesa de trabalho sempre limpa e organizada;
·         Tenha bom senso ao utilizar seu telefone celular para assuntos pessoais durante o expediente;

·         Fale com propriedade, sem gestos exagerados ou voz alterada, evitando palavrões, gírias e atitudes que possam ser consideradas falta de educação;

·         Vista-se de forma coerente com o ambiente de trabalho, evitando decotes, roupas muito justas, transparências, camisetas de time, bonés, regatas e chinelos.

7.Boas práticas recomendadas para mídias sociais

Todos os colaboradores da Meta são responsáveis por sua própria imagem e também representam a companhia no ambiente virtual. É importante que recursos como as redes sociais sejam utilizados com consciência. A seguir, elencamos algumas boas práticas para sua interação nestes ambientes:

· Você é a Meta, portanto ao manifestar-se nas redes sociais, preze sempre pela imagem positiva da companhia;

· Ao perceber algo que desagrada, você tem a oportunidade de sugerir uma melhoria, endereçando o tema internamente. Utilize os canais corretos. Na Meta, todos os gestores são orientados a levar quaisquer críticas e sugestões para discussão na liderança. Seja um agente de transformação da Meta e utilize os canais corretos para tratar problemas e melhorias;

· Tudo que está na rede é eterno. Reclamar nas mídias sociais não acarreta melhorias para a companhia e causa impactos também à sua imagem, direta ou indiretamente;

· Evite publicações a que seu gestor, cliente, colega ou concorrente não possam ter acesso;

· Antes de uma postagem, seja relativa à companhia ou informações pessoais, é importante ter consciência do alcance, riscos e benefícios possíveis;

· Expresse-se nas mídias sociais orientado pela mesma ética do ambiente não virtual;

· Tome cuidado com as suas opiniões. A partir do momento em que elas são colocadas na rede, tornam-se públicas;

· Não exponha clientes, colegas e parceiros. Sem prévia autorização, pode constituir-se em violação ao direito de imagem e, por vezes, intimidade e privacidade. Isso vale para fotos e marcações também;

· Jamais publique informações confidenciais da companhia;

· Não fale em nome da Meta em discussões. Nesses casos, procure o Jurídico e a área de Comunicação;

· Não pratique bullying ou comentários preconceituosos;

· Não compartilhe piadas internas e exponha intimidades suas ou de seus colegas;

· Não deixe as mídias sociais afetarem sua produtividade.

8. Responsabilidade socioambiental

A Meta repudia quaisquer práticas de trabalho análogo ao de escravo, bem como trabalho ilegal de crianças e adolescentes, não empregando trabalhadores menores de 16 (dezesseis) anos de idade, salvo na condição de aprendiz a partir de 14 (quatorze) anos de idade, nos termos da Lei nº 10.097, de 19.12.2000, e da Consolidação das Leis do Trabalho. A Meta também não emprega adolescentes de até 18 (dezoito) anos de idade em locais prejudiciais à sua formação, ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social, bem como, em locais e serviços perigosos ou insalubres, em horários que não permitam a frequência à escola e, ainda, em horário noturno, considerado este o período compreendido entre as 22:00h às 05:00h.

A Meta também se compromete com a observância de todas as políticas de sustentabilidade e proteção ambiental, reconhecendo a importância da preservação e utilização consciente dos recursos naturais.

9.Considerações finais

Como analisar se minhas condutas e decisões estão de acordo com os princípios éticos da Meta?
 

No caso de dúvidas acerca de como agir em determinada situação, analise se tal atitude está de acordo com as disposições deste Código de Ética e Conduta. Se, mesmo assim, a dúvida permanecer, consulte as demais políticas e manuais internos e, se ainda tiver dúvidas, fale com seu gestor ou envie um e-mail para compliance@meta.com.br.


Tenho conhecimento de uma conduta que viola as disposições deste Código de Ética e Conduta. Como devo proceder?

 

Na hipótese de possuir conhecimento acerca de uma conduta de algum sócio, colega, parceiro ou fornecedor que viole as disposições deste Código de Ética e Conduta, comunique imediatamente ao seu gestor direto ou envie um e-mail para compliance@meta.com.br. É o que a Meta espera de você! Não seja conivente ou cúmplice de qualquer violação deste Código. Nenhum colaborador sofrerá qualquer espécie de punição, represália ou consequência negativa por comunicar uma conduta antiética. Seja um guardião e fiscal dos preceitos aqui expostos, para garantirmos relações produtivas e sadias no ambiente de trabalho.

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